quinta-feira, 18 de março de 2010

Podem perceber


Estudei em colégios relativamente bons, tenho uma carga razoável de leitura semanal, consigo escrever textos, cartas e listas de supermercado inteligíveis, mas outro dia me dei conta do quão impreciso é meu vocabulário.



Abandonei temporariamente as cartas e abracei meu velho mini dicionário aurélio da língua portuguesa (acabadinho, coitado, me esclarece dúvidas há quinze anos) pra tentar entender o porquê dessa busca pela melhor palavra. após algumas páginas de sinônimos e significados, fez-se a luz na minha cabecinha "que não vê o óbvio" (não achei palavra pra isso]): pra quem escreve, o dicionário é a ferramenta da precisão e, muitas vezes, da sutileza.



Por exemplo: belo é aquilo que tem formas perfeitas e proporções harmônicas, que agrada aos sentidos e ao espírito, enquanto bonito é o que agrada aos sentidos ou ao espírito sem ser propriamente belo. ou seja, brad pitt e benicio del toro, respectivamente. implosão: conjunto de explosões que se combinam de tal forma que seus efeitos tendem para um ponto central - para um ponto central, bróder! uma do manuel bandeira, na qual eu nunca tinha parado pra pensar: "tem alcalóide à vontade" em pasárgada, certo (além de prostitutas bonitas pra gente namorar, claro)? cocaína: alcalóide tóxico encontrado na coca. é muita classe, muita sutileza! (acredito que quem produz livros didáticos pro ensino médio ou fundamental e coloca o retumbante vou-me-embora pros adolescentes estudarem, das duas, uma: ou não sacou a do alcalóide ou acredita que nenhum pirralho vai se dar ao trabalho de consultar um houaiss da vida, porque, cá pra nós, maneco flag não foi politicamente correto ao descrever o lugar onde era amigo do rei.)



Tudo isso pode parecer inútil, já que qualquer alfabetizado funcional consegue decodificar a mensagem de um texto mesmo sem saber o significado exato de todas as palavras nele contidas, ainda que intuitivamente. mas, creio eu, na precisão vocabular reside muito da beleza de um bom escrito.



A propósito, ao contrário do que o povo diz por aí, seu aurélio não tem parentesco algum com o chico e tim burton não é o willy wonka do primeiro filme (além de dicionários dei pra ler artigos da wikipédia e seus respectivos links, como os senhores podem perceber).

0 comentários: